As técnicas de modulação envolvem o deslocamento do sinal original, denominado sinal modulador ou modulante, de sua faixa de frequência original para outra faixa. A diferença entre essas faixas corresponde à frequência de uma onda, que denominamos portadora.
A portadora é um sinal analógico em forma de onda (tipicamente senoidal) que será modulado para representar a informação a ser transmitida. Geralmente a portadora possui frequência superior à do sinal modulador.
Modulação por Amplitude (AM)
Nesse tipo de modulação, a portadora terá a sua amplitude modificada em função do sinal modulador. Caso a amplitude do sinal modulador aumentar ou diminuir em função do tempo, a portadora terá o mesmo comportamento. Deve-se atentar cuidadosamente ao valor mínimo de amplitude da portadora, pois, se esse valor for inferior a capacidade do receptor em identificá-la, ocorrera perda do sinal transmitido.
Modulação por Frequência (FM)
Na modulação por frequência, a frequência da portadora terá variação em função do sinal modulador. Quando se amentar a amplitude do sinal modulador, a frequência da portadora também aumentará, e quando se diminuir a amplitude do sinal a frequência da portadora será diminuída. Na modulação por frequência, a portadora modulada tem sua aparência semelhante a um efeito de sanfona. A variação na frequência da portadora é analisada pelo o aparelho receptor, o qual reproduzirá o sinal original.
Modulação por Fase (PM)
Nesse outro tipo de modulação, a fase da portadora terá variação, modificada em função do sinal modulador. Conforme o sinal crescer em amplitude, a velocidade da variação de fase aumentará, e quando o sinal diminuir em amplitude, a velocidade da variação da fase varia será reduzida. Assim como na modulação por frequência, a portadora modulada possui a aparência do efeito sanfona, porém, a forma como este efeito é aplicado torna a onda modulada por fase diferente da anterior. Ao verificar a variação na velocidade da fase, o aparelho receptor pode recuperar o sinal original.
Na imagem, pode-se observar os três principais tipos de modulação analógica. |
Referência:
Técnicas de Modulação
Nenhum comentário:
Postar um comentário